Frase de Oscar WildeFrase de Oscar Wilde

“Só há uma coisa no mundo pior do que estar na boca dos outros, e é não estar na boca de ninguém.”

– Oscar Wilde

Veja mais frases de Oscar Wilde!

Biografia de Oscar Wilde

Oscar Wilde nasceu na Irlanda em 1854 e morreu em 1900.

Foi autor da obra O Retrato de Dorian Gray, seu único romance e que é considerado uma das maiores obras da literatura inglesa.

Em sua vida literária, escreveu obras como: novelas, contos infantis, poesias e dramas.

Foi também um especialista em criar frases sarcásticas e muitas vezes irônicas a seu tempo.

Seu nome de batismo foi Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde e nasceu na cidade de Dublin, na Irlanda em 16 de outubro de 1854.

Era filho de William Wilde (médico) e Jane Franscesca Elgee (escritora), que era defensora do movimento de independência da Irlanda contra a Inglaterra.

Estudou na Pastora Royal School de Enniskillen e no Trinity College de Dublin. E de protestante, converteu-se ao catolicismo.

O Estudante Oscar Wilde

Estudou entre os anos de 1874 a 1878 na Magdalen College de Oxford, na Inglaterra, onde recebeu o prêmio Newdigate de poesia com o poema Revenna. Também lançou os fundamentos do culto estético, chamado por ele de Dandismo.

Depois do período de estudos em Oxford, Wilde foi morar em Londres.

Era um anarquista e vivia uma vida extravagante, um “dândi” igual ao que pregava em sua arte fundamentalista.

Publicou o livro Poemas que reunia suas primeiras poesias que foram publicadas em diversos periódicos e revistas da época da faculdade.

Foi ao Estados Unidos em 1882, convidado a participar de palestras sobre o movimento por ele fundado, o Dandismo.

Já no ano seguinte, 1883, foi à Paris, onde conheceu Verlaine e outros autores, que o fizeram abandonar o Dandismo como estilo estético.

Quando volta à Inglaterra, casa-se com Constance Lloyd que era filha de um grande advogado em Dublin e vão residir em Chelsea, reduto dos artistas de Londres. Tiveram 2 filhos, que vieram mais tarde a negar o nome do pai.

Obra literária de Oscar Wilde

Os anos de 1887 a 1895 foram os anos mais produtivos de Oscar Wilde, onde publicou contos, novelas, poemas e dramas. No ano de 1888 publicou seu livro de contos chamado Príncipe Feliz.

Sua maior obra, O Retrato de Dorian Gray, de 1891, foi seu único romance e se tratava de um retrato hipócrita da sociedade inglesa vitoriana e foi um de seus livros mais lidos a sua época.

Também renovou a dramaturgia vitoriana com abras como Salomé de 1891, A Importância de ser Sério de 1895. Esta última, considerada sua obra prima do gênero dramatúrgico.

Prisão e Desgraça de Oscar Wilde

Em 1895 foi iniciada uma grande campanha difamatória contra Oscar Wilde em revistas e periódicos, onde o marquês de Queenberry o acusava de tentar um caso amoroso com seu filho, o Lord Alfred Douglas.

Oscar Wilde não conseguiu se defender das acusações do marquês de Queenberry e foi condenado e preso no dia 27 de maio de 1895 por atentado ao pudor.

Mesmo com inúmeras petições de clemência feita por setores progressistas e pelos mais importantes autores europeus, Oscar Wilde ficou preso por 2 anos, obrigado à trabalhos forçados.

Pelo motivo que o levou à prisão, sua obra foi recolhida e suas peças foram retiradas de cartaz, sua vida desmoronou e, não demorou muito para que Wilde entrasse em falência, principalmente por conta dos altos custos do processo.

Ainda na prisão, Wilde escreveu A balada do Cárcere de Reading e De Profundis, uma carta ao Lord Douglas, filho do marques de Queenberry, o seu algoz, ou seja, a pessoa que causou toda a sua desgraça.

Em 19 de maio de 1897 Wilde foi solto e foi morar em Paris com o pseudônimo de Sebastian Melmoth.

O grande Autor Oscar Wilde passou o resto dos seus dias bêbado e morando em hotéis baratos até o dia em que veio a falecer de meningite no dia 30 de novembro de 1900

Frases de Oscar Wilde!

Obras de Oscar Wilde

Ravena – 1878
Vera – 1880
Niilistas – 1880
A Duquesa de Pádua – 1883
O Príncipe Feliz – 1888
O Rouxinol e a Rosa – 1888
O Gigante Egoísta – 1888
O Fantasma de Canterville – 1888
O Crime de Lord Artur Savile – 1888
O Retrato do Sr. W. H. – 1889
O Retrato de Dorian Gray – 1891
A Alma do Homem sob o Socialismo – 1891
O Leque da Lady Windermere – 1892
Uma Mulher sem Importância – 1893
A Importância de ser Prudente – 1895
Um Marido Ideal – 1895
De Profundis – 1897
A Balada do Cárcere de Reading – 1898

 

Espero que tenha gostado de ver um pouco mais de Oscar Wilde e sua obra.

O Textículos.com consta hoje com mais de 10 mil frases de grandes nomes da história. Navegue por um mar de frases e histórias maravilhosas!

Espero que goste do que encontrar, tanto quanto espero que tenha gostado da frase de Oscar Wilde.

Certamente esses websites também podem te interessar:

Por fim, veja o conteúdo do Textículos.com, seu site de textos curtos na web, afim de encontrar o que procura.

Gostou do Conteúdo?

Compartilhe com os amigos a fim de ajudar o site!

Deixe um comentário

2 × 5 =