Características do Trovadorismo

Características do Trovadorismo: Entenda o Período que Iniciou a Literatura em Língua Portuguesa

O Trovadorismo é, de fato, um dos períodos literários mais fascinantes e importantes da história da língua portuguesa. Surgido em pleno século XII, ele não apenas marcou o início da literatura em língua portuguesa, mas também moldou as bases da poesia lírica e satírica que influenciariam gerações futuras.

Portanto, se você nunca ouviu falar desse termo ou não entende muito bem o que ele significa, não se preocupe. Nesta postagem, vamos explorar de forma detalhada e clara todas as características do Trovadorismo, incluindo exemplos práticos que ajudarão a fixar o conteúdo. Vamos começar!

O que foi o Trovadorismo?

Primeiramente, antes de entrar nas características específicas, é essencial compreender o que foi o Trovadorismo. ademais, esse movimento cultural e literário surgiu na Europa medieval, por volta do século XII, em particular na região da Provença, no sul da França. O Trovadorismo foi trazido para a Península Ibérica, incluindo Portugal, onde se desenvolveu entre os séculos XII e XIV.

Os trovadores, ou seja, poetas que compunham canções e poesias, eram figuras centrais nesse movimento. Aliás, eles criavam suas obras em línguas vernaculares, como o galego-português, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento dessas línguas. Contudo, em Portugal, o Trovadorismo é considerado a primeira manifestação literária na língua portuguesa.

Enfim, agora que você tem uma visão geral do que foi o Trovadorismo, vamos explorar suas principais características.

Características Gerais do Trovadorismo

Poesia Cantada

Uma das características mais marcantes do Trovadorismo é que a poesia não era apenas escrita, mas também cantada. As composições dos trovadores eram criadas para serem apresentadas com acompanhamento musical, geralmente em ambientes cortesãos. Por isso, as poesias trovadorescas são frequentemente chamadas de “cantigas”.

Existem quatro principais tipos de cantigas, que vamos explorar em detalhes mais adiante: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Cada uma dessas formas poéticas tinha suas regras e temas específicos, mas todas eram destinadas à performance musical.

Influência do Ambiente Cortesão

O Trovadorismo é intimamente ligado ao ambiente da corte, onde os trovadores atuavam. As cortes medievais eram centros de poder e cultura, e os trovadores tinham o papel de entreter e engrandecer a nobreza com suas criações artísticas. Essa relação com a corte influenciava o conteúdo das obras, que muitas vezes refletiam os valores e a visão de mundo da aristocracia.

Por exemplo, nas cantigas de amor, era comum a exaltação da figura da mulher idealizada, uma “senhora” que representava não apenas o objeto do amor do trovador, mas também a personificação das virtudes e dos ideais cortesãos.

Língua Galego-Portuguesa

Para entender o Trovadorismo, é essencial considerar a língua em que os autores compunham suas obras. Embora o movimento tenha raízes na Provença, na França, em Portugal e na Galiza (região hoje pertencente à Espanha), eles escreviam as cantigas em galego-português. Essa forma antiga do português servia como a língua culta da época e dominava as composições literárias.

Os trovadores escolheram o galego-português por sua sonoridade e estrutura, que se adequavam bem à poesia cantada e eram amplamente compreendidas pela elite cultural da Península Ibérica.

Temática Religiosa e Profana

O Trovadorismo também se caracteriza pela coexistência de temas religiosos e profanos. Apesar de ser um período em que a Igreja Católica tinha grande influência sobre a sociedade, os trovadores não se limitavam a temas religiosos. Pelo contrário, muitas cantigas tratavam de questões mundanas, como o amor, a amizade, a sátira e a crítica social.

Essa variedade temática é outro aspecto que torna o Trovadorismo um movimento rico e diversificado. Embora as cantigas de amor fossem muitas vezes idealizadas e respeitosas, as cantigas de escárnio e maldizer revelavam um lado mais crítico e até mesmo irreverente dos trovadores.

Tipos de Cantigas Trovadorescas

Agora que você conhece as características gerais do Trovadorismo, vamos explorar em detalhes os quatro tipos principais de cantigas que surgiram durante esse período.

Cantigas de Amor

As cantigas de amor são talvez as mais conhecidas do Trovadorismo. Nelas, o trovador expressa seu amor por uma dama, geralmente de classe social mais elevada. Esse amor é muitas vezes platônico e inacessível, refletindo o ideal do “amor cortês”, onde o homem se submete completamente à sua senhora.

Exemplo:

“Ai flores, ai flores do verde pino,
Se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
Se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?”

Nesta cantiga de amor, o trovador utiliza uma linguagem elaborada e um tom reverente para falar de seu amor inatingível, pedindo às flores que lhe deem notícias de seu amado.

Cantigas de Amigo

As cantigas de amigo diferem bastante das cantigas de amor. Enquanto nas cantigas de amor o trovador se expressa como um homem que sofre por amor, nas cantigas de amigo, a voz poética assume uma perspectiva feminina. Nesses poemas, uma mulher expressa sua saudade ou lamento pela ausência do amado. Vale destacar que, embora a voz seja feminina, homens compuseram essas cantigas.

As cantigas de amigo têm uma estrutura repetitiva e um tom mais simples, muitas vezes representando diálogos entre a jovem e elementos da natureza, como as águas, as árvores ou as amigas da personagem.

Exemplo:

“Ondas do mar de Vigo,
Se vistes meu amigo?
E ai Deus, se verrá cedo!
Ondas do mar levado,
Se vistes meu amado?
E ai Deus, se verrá cedo!”

Nesta cantiga, a jovem se dirige ao mar, perguntando se as ondas trouxeram notícias de seu amado. A repetição e a simplicidade do texto são marcas registradas desse tipo de cantiga.

Cantigas de Escárnio

As cantigas de escárnio são peças satíricas que criticam, de forma indireta e velada, alguém ou alguma situação. O trovador utiliza trocadilhos, duplos sentidos e uma linguagem ambígua para fazer sua crítica, deixando o alvo da sátira subentendido.

Exemplo:

“Ai dona fea, foste-vos queixar,
Que nunca vos louvei em meu cantar;
E pois agora me prouguer de vos loar,
Dona fea, velha e sandia!
Fostes-vos queixar de mim a alguazil,
E pois agora vejo-vos ailloar,
E queredes-me mais desguisar,
Dona fea, velha e sandia!”

Neste exemplo, o trovador critica uma senhora de forma indireta, utilizando ironia e um tom jocoso, características típicas das cantigas de escárnio.

Cantigas de Maldizer

As cantigas de maldizer são semelhantes às de escárnio, mas a crítica é direta e muitas vezes agressiva. O trovador não se preocupa em esconder o alvo de sua sátira e utiliza uma linguagem mais rude e explícita.

Exemplo:

“Per boa fé, meu amigo,
que te ouça a galinha piar!
E a ti quero dizer,
como quem diz com lealdade,
que esta vida que levas
não é senão desventura.”

Neste exemplo, o trovador expressa claramente seu desdém por alguém, utilizando uma linguagem direta e insultuosa.

A Influência do Trovadorismo na Literatura Posterior

O Trovadorismo influenciou profundamente e de forma duradoura a literatura portuguesa e europeia como um todo. Portanto, a poesia trovadoresca estabeleceu as bases para a lírica portuguesa, que autores como Camões, no Renascimento, e Fernando Pessoa, no século XX, desenvolveram posteriormente.

Além disso, diversas manifestações culturais posteriores, como o Fado em Portugal, que também exalta o amor e a saudade, temas centrais no Trovadorismo, refletem a estrutura e os temas das cantigas trovadorescas.

Trovadorismo

O Trovadorismo é, sem dúvidas, um período essencial para quem deseja entender as raízes da literatura em língua portuguesa. Ou seja, com suas características marcantes, como a poesia cantada, a influência do ambiente cortesão, a utilização do galego-português e a diversidade temática, esse movimento oferece uma rica herança cultural e literária. Afinal, as cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer são exemplos vivos dessa tradição, que, embora distante no tempo, continua a inspirar e a influenciar a literatura e a cultura até os dias de hoje.

Portanto, se você nunca tinha explorado o Trovadorismo antes, espero que este texto tenha servido como uma introdução clara e completa ao tema.

Enfim, agora, você não só entende o que foi esse período, mas também está familiarizado com suas principais características e contribuições para a nossa literatura.


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