Biografia de Jorge Amado

Biografia de Jorge Amado

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia, Brasil. Ele foi um dos escritores mais famosos do Brasil, conhecido por suas obras que retratam a cultura e o povo brasileiro.

Amado cresceu em uma família de fazendeiros e estudou direito na Universidade Federal da Bahia. Durante seus estudos, ele também se envolveu com o movimento político e social de esquerda, o que influenciou fortemente sua obra literária.

Sua primeira obra publicada foi “O País do Carnaval” (1931), que retrata a vida boêmia da elite brasileira. Mas foi com “Cacau” (1933), que ele se tornou reconhecido nacionalmente. A obra aborda a exploração dos trabalhadores rurais no sul da Bahia, onde Jorge Amado nasceu.

Ao longo de sua carreira, Amado escreveu mais de 30 romances, muitos dos quais foram traduzidos para mais de 50 idiomas. Entre suas obras mais famosas estão “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966) e “Tieta do Agreste” (1977).

Amado foi um defensor da liberdade de expressão e da democracia, e durante a ditadura militar no Brasil, ele foi exilado e teve seus livros proibidos pelo governo. Ele também foi um membro ativo do Partido Comunista Brasileiro.

Jorge Amado morreu em 6 de agosto de 2001, em Salvador, Bahia, Brasil. Ele deixou um legado duradouro como um dos maiores escritores do Brasil e como um defensor da justiça social e da liberdade de expressão.

Aproveite e veja as mais belas e famosas Frases de Jorge Amado!

Espero que goste do que encontrar, tanto quanto espero que tenha gostado desta pequena biografia.

Certamente esses websites também podem te interessar:

Por fim, veja mais conteúdo do Textículos.com, seu site de textos curtos na web. afim de encontrar o que procura.

Gostou do Conteúdo?

Compartilhe com os amigos a fim de ajudar o site!

Deixe um comentário

um × três =