Quem não quer escrever uma redação dissertativa nota 10, não é?

Nos principais exames, seja um vestibular ou um concurso público, um dos principais critérios de pontuação é a dissertação.

E porque a dissertação é tão importante?

A dissertação é importante porque ela se trata de um texto argumentativo no qual é examinado o quanto o candidato sabe se expressar sobre um tema, expressando ao seu leitor o quanto ele domina a escrita ao mostrar o que ele entende e quer expressar sobre um assunto determinado.

Uma parte muito importante de um texto dissertativo é o quão persuasivo o texto pode se mostrar, mostrando argumentações e exemplos de um assunto de forma a incorporar no texto, o que o autor quer passar. Não apenas de forma ilustrativa ou descritiva do tema. A dissertação é uma forma de mostrar a opinião com propósito de formar opinião.

Desenvolvimento

Para uma boa Dissertação, ou seja, para que o leitor entenda a mensagem que se quer tratar o texto, são necessários alguns passos básicos:
– A apresentação do tema com uma introdução clara e bem objetiva, mostrando uma visão geral do que vai se tratar o texto.
– Um desenvolvimento que apresente os argumentos, ou o que se quer passar, de maneira que os exemplos e evidências mostradas se conectem, dando razão e fundamento ao texto.
– Uma conclusão que mostre uma resposta à argumentação proposta de forma resumida, solucionando o problema proposto pelo tema.

Na construção de uma dissertação, é importante notar que pode haver diversas pontes de apoio, como diversas formas de mostrar opiniões divergentes sobre o tema. Mas, o autor escolhe uma delas, apoiando-se em evidências no desenvolver do tema para dar ênfase no seu argumento.

Para isso não é nada convencional se utilizar de opiniões infundadas e nada consolidadas para basear o argumento de uma dissertação, ou seja, não se pode basear uma posição do autor com referências sem fundamento sólido e sem evidências racionais sobre o assunto.

Concluindo…

Resumidamente, um bom texto dissertativo deve contemplar muito estudo sobre o assunto abordado, mostrando o quanto o autor sabe sobre o tema e como ele se comporta desenvolvendo, de forma persuasiva a sua escrita, expressando criatividade, coesão, razão e, principalmente, argumentação.

Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Deixe um comentário

9 + 6 =