Frases de  Saint Exupéry

São os caminhos invisíveis do amor que libertam o homem.

– Saint Exupéry

 

Biografia de Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint Exupéry, além de um excelente escritor, era ilustrador e um piloto francês.

Aliás, é autor de um grande clássico da literatura moderna, “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943.

O nome completo de Saint Exupéry era Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry.

Nascido em Lyon, na França no dia 29 de junho de 1900, era filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, ambos de uma família aristocrática francesa empobrecida.

Saint Exupéry estudou em Notre Dema no colégio jesuíta de Saint Croix e no colégio dos Marianistas em Friburgo, na Suíça.

O Piloto

Saint Exupéry ingressou no serviço militar em 1921 no Regimento de Aviação de Estraburgo após sua reprovação na Escola Naval.

Logo depois, obteve a licença de piloto no ano seguinte, 1922, junto da patente de subtenente da reserva.

Já em 1926 foi admitido na Aeropostale, começa sua carreira de piloto, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, o mesmo período no qual publicou o seu primeiro livro, O Aviador.

Além disso, foi um dos pioneiros nos voos entre Paris e Saigon e, Nova Yorque e Terra do Fogo. Ajudou também a implementar rotas de correios na África, publicando o livro Correio do Sul em 1929.

Exupéry trabalhou para Air-France e como repórter do Paris-Soir na década de 30.

Escreveu em 1931 o livro Voo Noturno, onde contava como os pilotos comerciais enfrentavam a morte no cumprimento do dever e em 1939, no livro Terra dos Homens, registrou suas próprias aventuras como piloto.

Com a invasão nazista na França, Exupéry foi obrigado a fugir para os Estados Unidos onde escreveu, em 1943, o livro Carta a um Refém.

Por conta dos editores estadunidenses que notaram suas habilidades de escritor e desenhista, começou a escrever obras para crianças.

Sua Grande Obra, O Pequeno Príncipe

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry escreve seu livro mais importante, O Pequeno Príncipe, ou seja, uma fábula infantil para adultos.

Nesta obra, rica em simbolismos, Exupéry conta a história de um príncipe solitário que encontra uma raposa que o inspira a viajar. Sua obra foi traduzida para o mundo todo, se tornando, por exemplo, filmes e peças teatrais.

Morte

Portanto em 1943, mesmo ano de publicação de sua grande obra, Saint-Exupéry volta para a força aérea e, tal qual sua obra, ou seja,  O Pequeno Príncipe, desaparece na terra.

Infelizmente, logo depois de um ano da publicação, em 31 de julho de 1944, Antoine de Saint-Exupéry morre em uma missão de reconhecimento, abatido por um caça alemão.

Muito tempo depois, em 2004, encontram os destroços do avião que Exupéry pilotava, a apenas alguns quilômetros de Marselha, na França. Porém, seu corpo nuca apareceu.

Espero que goste do que encontrar, tanto quanto espero que tenha gostado das Frases de  Saint Exupéry.

Certamente esses websites também podem te interessar:

Por fim, veja o conteúdo do Textículos.com, seu site de textos curtos na web. afim de encontrar o que procura.

Gostou do Conteúdo?

Compartilhe com os amigos a fim de ajudar o site!

Deixe um comentário

10 + 13 =